domingo, 24 de julho de 2011

tecnica no poo 2

Quando fiquei sabendo que a Taís Araújo publicou um livro sobre cachos logo pensei "Que máximo, como ela é inteligente pois ninguém havia feito isso", me enganei já tinham feito isso e muito bem feito, prova disso é o Livro "Curly Girl" criado pela profissional Lorraine Massey e Deborah Chiel (tinha que ter uma Débora no meio desta revolução). O preço não é salgado em vista das valiosas dicas que tem a favor de nossos cachinhos, mas por enquanto não encontrei o livro em português se eu encontrar aviso. Ai vai a rotina ninja da técnica by encaracoladas.


Rotina No Poo - Livro Curly Girl
Especialmente criado para ajudar a aceitar a natureza dos cabelos cacheados aqui estão as principais considerações do livro “Curly Girl,” escrito por Lorraine Massey e Deborah Chiel.

Rotina No poo:

O primeiro passo é eliminar o uso de shampoo que contenha algum sulfato em sua fórmula ou pelo menos diminuir drasticamente o uso. O segundo passo é usar sempre gel incolor para controlar o frizz e o terceiro é sempre manusear seu cabelo de forma gentil.



Três dicas básicas:
  1. A maioria dos shampoos não profissionais contém agentes muitos agressivos que desidratam o cabelo (nota: é importante observar que ficou destacado o uso de shampoos comerciais, sabe-se que alguns chegam a PH 8). A frase como está no site é exatamente essa: Most commercial shampoos contain surfactants that are too harsh for our hair and tend to rob our hair of moisture.
  2. O cabelo cacheado é mais poroso do que o liso, o que torna praticamente impossível remover todos os resíduos de shampoo e esse resíduo acaba causando frizz.
  3. A maioria dos condicionadores contém pouco detergente que juntamente com uma massagem são capazes de remover a poeira e resíduos de óleos do couro e do cabelo.
Para a rotina no poo funcionar é importante eliminar o uso de silicones, pelo fato de que esses exigem um shampoo ainda mais detergente para serem eliminados. Lavando com um condicionador enquanto se usa silicones o cabelo fica armado e ainda resulta em cachos indefinidos.
É muito importante escolher um bom condicionador para a rotina no poo. Aqui está o que você precisa procurar nos rótulos:

1.) Emolientes: deixam o cabelo macio, suave e dão brilho. Há centenas deles incluindo os naturais derivados de óleos vegetais. Os mais usados são glicerídeos e lipossomos.
2.) Proteínas: temporariamente reparam o cabelo e protegem. Às vezes, proteínas podem armar os cabelos, especialmente em cabelos saudáveis. Neste caso alterne com condicionadores sem proteínas. Exemplos de proteínas incluem seda, soja, trigo, queratina e aminoácidos.
3.) Umectantes: absorvem água hidratando o cabelo. São muito importantes para condicionar os cabelos cacheados. Pantenol, glicerina vegetal, sorbidol e mel são alguns umectantes para procurar nos rótulos. São hidratantes suaves e controlam os cachos. Aminoácidos e babosa (aloe vera) são ótimos hidratantes.

Como lavar com condicionador:
1.) Depois de molhar o cabelo, coloque uma pequena quantidade de condicionador nas mãos e usando a ponta dos dedos aplique no couro cabeludo e massageie como se fosse um shampoo normal.
2.) Repita até sentir todo o cabelo limpo.
3.) Enxágue todo o cabelo com muita água morna e massageie gentilmente com a ponta dos dedos, pois a fricção ajuda a dissolver qualquer resíduo.
4.) Coloque mais condicionador nas mãos (algumas vezes um condicionador mais potente é necessário), espalhe nas mãos e aplique no comprimento do cabelo.
5.) Tente desembaraçar com os dedos ou com pentes de dentes bem largos.
6.) Para hidratação extra, prenda seu cabelo e continue tomando banho, então quando você terminar deixe a água o mais fria possível e enxague os cabelos por um ou dois segundos. Amasse o cabelo retirando o excesso de água.

Estilizando os cachos:
  • Escolha um gel que não contenha silicones e seja incolor para realçar o brilho natural.
  • Nunca escove ou penteie ou seu cabelo.
  • Desembarace os cabelos somente enquanto ele está úmido com um pente de dentes largos, ou se possível apenas com os dedos.
  • Nunca esfregue a toalha no cabelo, gentilmente remova a água pressionando a toalha.
  • Gentilmente aplique os produtos preferencialmente amassando.
  • Deixe secar ao natural sempre que possível. Ou seque parcialmente com difusor e secador, para evitar o frizz.
  •  Não toque no cabelo enquanto ele seca. 

Esclarecimento: Às vezes algum resíduo de gel, óleo, etc. pode não sair com a lavagem com água e condicionador e pode ocacionar que o cabelo fique armado. Frequentemente o cabelo pode parecer 'pesado', viscoso. Mas outras vezes ele pode parar de responder à rotina. Ele pode começar a criar nós facilmente e perder definição e brilho. Uma limpeza vai refrescar e trazer o balanço de volta.

Rotina para cabelos ondulados/oleosos.
A autora do livro considera que algumas pessoas podem ter de continuar usando shampoo (menos vezes que anteriormente) porque sofrem de oleosidade. Isto é mais comum nas pessoas com cabelo ondulado. Para evitar ressecamento do cabelo o livro sugere que se use shampoo desta forma:
  1. Molhe o cabelo
  2. Pegue uma colher de sopa de condicionador e usando seus dedos cubra seu cabelo da metade até a ponta. Esse cabelo está longe da raiz e é mais seco, por isso precisa mais lubrificação. O condicionador protege o cabelo não permitindo que o shampoo penetre e desidrate o cabelo.
  3. Se você está usando shampoo, use a metade de uma colher de sopa (não mais que isso) e aplique com a ponta dos dedos gentilmente apenas no couro e na raiz. Não use as unhas. Comece da frente e espalhe por toda a cabeça, depois enxágue.
  4. Adicione metade de uma colher de chá de condicionador no seu cabelo e massageie enluvando. Então enxágue rapidamente por apenas alguns segundos.

0 comentários:

Postar um comentário