domingo, 11 de setembro de 2011

que sufoco 1


Acabei (sexta-feira à noite) de fazer uma manutenção que consiste em um “leve” relaxamento, venho fazendo isto quase um ano quando decidi e obtive condições de assumir meus cachos (esses caracóis custam caro). Mas desta vez estava toda empolgada, pois minha cabeleireira resolveu testar as argolas a fim de cachear mais as pontas, pois comentei com ela que a cada manutenção que eu estava fazendo reparei que estava ficando mais para liso do que cacheado então ela uso as argolas.  De inicio achei que ficou super bacana, mas na manhã seguinte (sábado), me deparei com aquelas pontas ultra, mega, super e  hiper ressecadas, e meus os cachinhos  e-va-po-ra-ram, só tinha aquelas cobrinhas ressecadas e indomáveis. Tentando manter a calma, me tranquei no banheiro e  fui fazer minha hidratação mágica que consiste em: Pantene, DevaCurl, Gold Black e mais Pantene, pronto foi ai que pintou o desespero, nada disso funcionou, já a noite (ainda no sábado) fiz minha ultima tentativa de acalmar meus ânimos e poder dormir um pouco, apliquei meio pote do tratamento noturno da Pantene e fui assistir minha serie Desperate Housewives pois já estava a ponto de ter uma crise nervosa e começar a chorar que nem uma doida. Pela manhã (domingo) percebi uma levíssima e quase imperceptível melhora e logo me veio o pensamento “Nossa, tenho reunião na quinta-feira de manhã na empresa que trabalho, não posso aparecer lá com esta juba horrenda”. Então ainda tentando tomar um café da manhã sem surtar, comecei a pesquisar no blog super ninja “Encaracoladas” e encontrei (estas meninas merecem ir para o céu) a umectação, li e reli  o post umas dez vezes para não deixar escapar nenhuma informação, anotei todos os óleos citados e já estava indo em direção a farmácia quando me deparei com o azeite de oliva que minha mãe comprou para incrementar o seu maravilhoso quibe de bandeja. Neste momento foi como se um farol de esperança e dignidade tivesse em minha frente, lógico que tive que implorar para minha mãe me dar um pouco de seu precioso azeite, mas ela cedeu. Segui a dica a risca: Com os cabelos secos, separei os em mexas, fui aplicando delicadamente e sem presa o óleo do meio do cabelo até a ponta, demorando um pouco mais onde estava mais ressecado, finalizado a aplicação coloquei a toca a toca pré aquecida por cinco minutos, deixe agir por 20 minutinhos e fui fazer minha hidratação mágica, dessa vez com Deva Curl, Niely Gold e Pantene. Que e-mo-ci-o-nan-te, comecei a vislumbrar novamente os meus cachinhos brilhosos e macios, claro que como foi a primeira aplicação então ainda ficaram umas pontas ressecadas, mas só de saber que isso poderá melhorar até quinta-feira já consigo pensar em poder colocar o pé pra fora de casa hoje  a noite =)
Por isso se você está passando por momentos parecidos com o meu ou se não está acredite um dia com certeza irá passar e para que você sobreviva enquanto não consegue um horário na sua cabeleireira, por favor, tome nota deste ingrediente coringa e suas varias versões!

Óleo Vegetal 


Por sua semelhança com a estrutura da pele, os óleos vegetais reagem melhor com o tecido e permitem que tanto a água, como outros princípios ativos existentes nos cosméticos aplicados sejam bem absorvidos.

Extraídos principalmente das sementes de plantas e frutas, os óleos vegetais aumentam a proteção da pele e cabelos contra a perda excessiva de líquidos, permitem a respiração cutânea e assimilam a luz solar. Quando aplicado na pele ou cabelos, grande parte do óleo vegetal é absorvida e processada pelas enzimas, ao contrário dos óleos minerais, que podem causar danos, como o entupimento de poros por serem derivados do petróleo, repelindo a água e impedindo a absorção de ativos de base hídrica.

Os óleos vegetais são denominados óleos carreadores, por servirem de portadores ou de veículos para diluir e dar volume ao óleo essencial.

Características de alguns óleos vegetais carreadores:
Açaí : Sua estrutura é principalmente composta de: antocianidinas, fitoesteróis, ácidos graxos essenciais (EFAs) e vitamina C.Com uma potente ação antioxidante, possui até 50% de Ácido Linoléico (Ômega-6) e até 30% de Ácido Olêico (Ômega-9).

Abacate: Com vitaminas A, B1, B2, D and E, proteinas e D-Pantenol (Vit.B5). Ele também contem os minerais potássio e mágnésio. É empregado na hidratação e proteção da pele dos raios solares. É um óleo pesado e por este motivo recomenda-se misturá-lo a outro óleo carreador.

Óleo de abacate não-refinado (Persea americana):
Também prensado a frio e filtrado sem o uso de solventes. O óleo é derivado da polpa do fruto e não do caroço, pois o óleo presente no caroço é tóxico. O óleo contém uma alta proporção de ceras e é rico em proteínas, vitaminas (A, B e D) e sais minerais. O óleo turva-se naturalmente em dias de baixa temperatura e solidifica-se quando resfriado. A indústria cosmética considera esta característica natural do óleo não atrativa à venda e tende a refinar o óleo, o que leva à remoção das propriedades que distinguem o óleo de abacate dos outros óleos vegetais como as vitaminas, proteínas e sais minerais. O óleo refinado não turva-se a baixas temperaturas é inodoro e sem cor, enquanto o natural não-refinado retém a cor verde escuro, freqüentemente possui resíduos e possui um odor forte de nozes.

Andiroba: É emoliente, anti-séptico, antiinflamatório, cicatrizante, regenerador de tecido cutâneo,além de ser formador de filme oclusivo.

Amêndoa doce: Rico em vitaminas A e B, é emoliente, tem alto poder penetrante. Possui propriedades, hidratante, amaciante e nutritiva.

Castanha do Pará:Obtido da prensagem das nozes. Constituído de 67% de ácidos graxos insaturados, além de proteínas, sais minerais e vitaminas A e B. Ótimo para tratar cabelos secos, deixando-os sedosos e com brilho. O uso freqüente deste óleo intensifica os cabelos pretos

Coco - Babaçu (Orbignya oleifera),Coco da Bahia (Cocus nucifera), Murumuru, Palmiste (Elaeis guineensis): de fácil absorção, emoliente e nutritivo, rico em Vit.E

Gergelim: Excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema, psoríases .Lubrificante, emoliente, antiinflamatório e restaurador de camada lipídica.

Óleo de gergelim não-refinado (Sesamum indicum):
O óleo obtido por prensagem a frio das sementes e contém vitaminas A, B e E. É empregado na hidratação e proteção dos raios solares.

Gérmen de trigo: Vitaminas E, B1, B2, B5, B6 e PP, além de lipídios, lecitina e aminoácidos agem sobre as estruturas vasculares, regeneram, nutrem e conferem elasticidade à pele e aos cabelos. Utilizado em blends, como antioxidante, por conter alto teor de vitamina E, sendo um ótimo conservante. Importante no tratamento de cabelos secos.

Girassol: Rico em vitaminas E, A, C, and D e minerais,de fácil absorção é amaciante e hidratante Tem ação emoliente e revitalizante. Facilmente absorvido pela pele, contém alta concentração de vitamina E, recomendado para peles delicadas e secas/cabelos. Média oleosidade, excelente óleo base, para todos os tipos de pele.

Jaborandi: A policarpina atua sobre a matriz dos fios de cabelos.

Jojoba(Simmondsia chinensis): Penetra rapidamente na pele, nutrindo-a. Suavizante e hidratante para peles secas e maduras. Óleo de grande compatibilidade com a pele humana, fornecendo maciez aveludada. Auxilia no controle do acúmulo de sebo na acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele. Ajuda na cura de peles inflamadas ou em peles com psoríases ou qualquer forma de dermatites, sendo excelente para o tratamento e o controle de peles acnéicas, oleosas. Elimina os acúmulos de agentes no couro cabeludo que podem provocar a caspa, sendo eficaz em seu tratamento. Deixa o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios. É um óleo antioxidante natural, ajudando outros óleos a não rancificarem rapidamente, agindo como nenhum outro óleo no mundo. Bom para diluí-lo com outro carreador. Utilizado na elaboração de óleos aromáticos e, quando diluído com óleo essencial, funciona como perfume ou para tratamentos faciais. Excelente coadjuvante em óleos de massagens, óleos de corpo e para tratamento capilares. Média oleosidade, balanceador da pele, equilibrando-a.

Linhaça: É uma rica fonte de ácidos graxos essenciais: ômega 3, ômega 6 e ômega-9.

Neen (Azadirachta indica): Dentro da cosmética, o óleo de neem atua restaurando a maciez e elasticidade natural da pele, enquanto age como um desinfetante da mesma. Neem também pode ser adicionado ao shampoo, óleo pós-banho e cremes hidratantes. Excelentes propriedades antifúngicas são relatadas. Trata a queda de cabelo e descamação da pele.

Maracujá: O fruto é rico em vitaminas A e C, minerais como cálcio, ferro e fósforo. Na indústria cosmética é utilizado em cremes, xampus, loções, óleos, sabonetes, entre outros.

Oliva: Tem ação regenerativa em virtude da sua alta concentração de ácido oléico, excelente emoliente. Muita oleosidade, bom para ser diluído com outro óleo carreador.

Rosa Mosqueta: Rico em ácido linoléico, revitaliza a pele. É uma excelente fonte de vitamina C.

Semente de Uva: Óleo usado em aromaterapia e massagem, considerado um bom óleo carreador. Compatível a todos os tipos de pele e de fácil absorção. Contém vitamina E, alta porcentagem de ácido linolêico, assim como outras vitaminas e sais minerais.
O óleo de semente de uva normalmente comercializado é extraído por solvente (processo de infusão em óleo de soja) , refinado e desodorizado. É indicado no tratamento de obesidade, celulite e estrias, pois auxilia na elasticidade dos tecidos, reduz o inchaço e o edema, restaura o colágeno e melhora a circulação periférica. Atua como excelente antioxidante.

Semente de Abóbora (Curcubita peppo): O óleo é extraído das sementes da abóbora por prensagem a frio. Atualmente têm sido considerado um dos melhores produtos naturais para o tratamento e prevenção queda de cabelo. O óleo de semente de abóbora auxilia no combate ao DHT, que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de miniaturização, enfraquecimento e perda dos cabelos.

Soja: Com baixa taxa de gorduras saturadas, o óleo extraído dessa leguminosa é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais e dermo-compatíveis que restauram camada protetora da pele: 55% de ácido linoleico, 7% de ácido linolênico e 24% de ácido oléico. Possui propriedades nutritiva e emoliente


0 comentários:

Postar um comentário